27 junho, 2015

#deusa: Brigid

Fogo que Inspira, Fogo que Molda, Fogo que Cura

 Hoje é dia de falar da Senhora da Forja, da Inspiração, da Cura. A Senhora dos 3 Fogos. Uma das deusas mais conhecidas e veneradas desde os tempos em que o povo Celta ainda caminhava nesta Terra. Brigid, também conhecida como Brigit, Brighd, Bride, Brigantia, Brígida é uma deusa pan-céltica, ou seja, foi cultuada por todos os povos celtas. Seu nome significa "A Brilhante", "A Exaltada", ou "Flecha Flamejante".
 Brigid é uma deusa tripla e por isso muitas vezes é confundida por alguns pagãos pela "Deusa Tríplice(Donzela, Mãe, Anciã)" cultuada na Wicca e alguns segmentos da Bruxaria. Quero aproveitar para lembrar que no Druidismo nós não temos esse conceito de "Grande Deusa", no qual é dito que todas as Deusas são aspectos da "Deusa", pelo contrário, reconhecemos cada Deusa e cada Deus como sendo únicos, cada um com suas características, mitos e individualidade.

Deusa da Cura:
 
Kildare, Irlanda
 Brigid é matrona dos curandeiros e utilizava o fogo e a água para curar. Ela ensinou as propriedades curativas das ervas e abençoou várias nascentes e poços, que alguns ainda hoje são venerados, como mostra a imagem ao lado, em Kildare, na Irlanda(lembrando que Brigit, além de Deusa, posteriormente foi adaptada pelos católicos irlandeses como Santa Brígida, uma das padroeiras da Irlanda. A imagem ao lado retrata a santa). A lenda diz que uma gota de seu manto criou um lago de cura e que seu cinto também possuía propriedades curativas.


Deusa da Forja:

  O fogo da forja. Brigid também é matrona dos artesãos e ferreiros. Ela mesma não era uma deusa ferreira, mas ela é a que inspirava a criatividade àqueles que exerciam este ofício.  Seu filho mais velho, Ruadan, era um ferreiro.
 Os ferreiros celtas eram considerados "mágicos e feiticeiros", pois faziam suas obras com excelência e foi o que os diferenciou das outras culturas primitivas. 
 Nos dias atuais, dificilmente nós iremos forjar armas ou qualquer objeto que seja, então, o que a Brigid da forja pode nos ensinar? Ela pode nos inspirar a forjarmos nossa própria vida com excelência. Ela nos ensina a sermos ferreiros de nossos sonhos, de nosso caráter, de nosso futuro, de nossa conduta.


Deusa da Inspiração:

  Senhora da poesia. Brigid também é matrona dos Filid(Bardos), que são tão importantes quantos os Druidas, pertencem a classe sacerdotal e são responsáveis por transmitir os mitos do povo celta através de canções e poesias.
 Essa inspiração divina, também é chamada de "Awen" ou "Imbas", o "fogo na cabeça" que traz visões, profecias, poesias, canções, ou inspiração para trabalhos artísticos.
 Ainda hoje nas tradições druídicas é comum pedir o fogo da "Inspiração Divina" à Brigid.

Os vários aspectos de Brighid:

Além de deusa Forja, Cura e Inspiração, Brigid também é conhecida por outros de seus vários aspectos, como Mãe, Protetora, deusa do Lar, deusa da Fertilidade, também é uma deusa Guerreira, protetora dos Fianna.
- Mãe: Brigid era mãe de Ruadan, era uma mãe tão amorosa que quando seu filho morreu, sua dor e angustia foram tão grandes que deram origem ao primeiro keening(lamento poético de luto irlandês).
- Protetora: Ela protege não somente as crianças, mas também aos animais da casa.
- Deusa do Lar: Ela está presente na união da família e zela pelos seus entes queridos.
- Fertilidade: Como Deusa da Terra, está associada à fertilidade da primavera e aos festivais referentes à essa estação.
     



Minhas Considerações:

Hoje a Brigid é uma das deusas mais populares e não é a toa. Seus atributos são muitos, como mostrado acima. Ela é uma deusa completa, é curandeira, é vidente, é mãe, é esposa, é filha, é guerreira, é rainha, é soberana e como todas as deusas celtas, não é completamente "boazinha", por assim dizer, pois, por mais "bem-feitora" e perfeita que ela seja, Brigid também é GUERREIRA.
Eu já tive experiências particulares com ela, tanto através de meditações/jornadas, quanto através de bençãos recebidas. Eu diria que Brigid é uma deusa bastante acessível, seu coração em chamas está sempre aberto para aqueles que a buscam com sinceridade. Se deseja ter uma experiência com ela, eu deixarei abaixo uma jornada, de criação própria, e que me proporcionou sentir a Inspiração Divina dada por ela.


Jornada do Fogo:

 Essa é uma jornada simples que eu mesma criei e sempre que posso eu faço para buscar inspiração ou contato com Brigid.
Primeiramente, procure um lugar confortável, onde vc tenha certeza de que não será interrompido.
Acenda uma vela, sente-se confortavelmente. Feche os olhos, inspire e expire 3 vezes com calma.
Você está agora num lugar com muito verde. Árvores, um riacho próximo de vc(ouça o barulho das águas), e ao seu redor tem um campo verde e calmo(ouça os pássaros cantando). Você se posiciona de pé, no meio deste campo. Você está sem sapatos e sentindo a terra fria sob seus pés.  Você sente que a terra começa a esquentar aos poucos e então sente seus pés cada vez mais quentes. Você olha para o chão e vê uma chama emergindo da terra e subindo pelos seus pés. Mas este fogo te queima de forma prazerosa e não para te machucar. Esta chama sobe até a região do seu ventre. Então você olha para cima e vê uma outra chama descendo do céu e começa a descer pela sua cabeça até o seu ventre. As duas chamas se encontram e se tornam em uma, ela queima seu corpo inteiro e nesse momento vc se encontra dentro das chamas. Comece a falar com Brigid, diga o que precisa e agradeça. Após agradecer, a grande chama que antes te queimava o corpo, começa a diminuir até virar uma pequena bola de fogo dentro do seu ventre(região um pouco abaixo da barriga). Essa bola de fogo é a força vital da Terra unida ao Fogo Inspirador vindo do Céu. Essa chama permanece em você. É o fogo inspirador de Brigid em você. Agradeça novamente à Brigid e agradeça à Terra. Lentamente vc começa a voltar para o seu quarto(ou local que esteja), abra os olhos com calma e beba um copo de água.
 Anote as suas experiências, caso não tenha sucesso com as visualizações, tente novamente outras vezes, pois esse tipo de meditação/visualização fica mais fácil conforme se pratica.


Para finalizar...

Bom, por hoje é isso. Existem muitas mais informações sobre Brigid, mas não caberia tudo em apenas um post. Minha intenção aqui foi apresentar um pouco sobre essa Deusa maravilhosa, dar uma noção de quem é ela e seus aspectos. Se vc gostou, busque mais informações. Procure livros relacionados não somente à ela, mas à mitologia celta no geral. Pesquise pelo Google afora, converse com pessoas que já tenham uma certa experiência no Druidismo e peça orientações, procure um grupo e passe o conhecimento adiante.
Espero que tenham gostado, fiquem a vontade para compartilhar e curtir a página do Chamado de Morrighan, que está no facebook também.



- Fontes de Pesquisa:

Druidry(OBOD) -  Brigit

Templo de Avalon - Deuses Celtas

Cantinho dos Deuses - Deusa Brigid

Spiritfolk - Brighid Deusa do fogo triplo



Sláinte, Brigit!