19 junho, 2014

#religião: A noite mais longa

NewGrange, iluminado pelo sol do Solstício
Já que estamos todos em clima de Solstício de Inverno, resolvi fazer uma postagem especial sobre o tema. Abordando seu significado e alguns deuses que possui ligação com a data.

Afinal, o que é um Solstício de Inverno?
Falando de maneira básica e simples: o solstício de inverno é quando o Inverno está em seu ápice. Nesta data temos o dia mais curto do ano e a noite mais longa do ano. A partir daí, cada noite vai ficando mais curta(coisa de 1 minuto) até que chegue no Equinócio de Primavera(assunto para um post futuro), onde dia e noite possuem 12 horas de duração. O Solstício ocorre no Hemisfério Norte por volta de 21 de dezembro e no Hemisfério Sul(o nosso) por volta de 21 de junho, ou seja, este sábado \o/

Um significado por trás do Solstício:
A chegada do Inverno basicamente representa um período de morte e renascimento. Isto, justamente porque a noite de Solstício dura mais, ou seja, a luz do dia tem menor duração e dá lugar às sombras da noite, representando a morte. Porém, é também a época em que a luz solar aumenta de maneira gradativa, dando assim, espaço à luz do dia novamente, representando o renascimento.
Este é um período de introspecção e meditação. É um período de mudança de ciclo para o nosso interior também. É o momento exato de deixar morrer sentimentos, pensamentos, ideias, medos, mágoas, ou seja, tudo aquilo que de alguma forma nos prejudica ou até mesmo não serve mais! Somente desta forma será possível o nosso renascimento interior, com pensamentos e sentimentos novos, com a Luz de volta aos nossos corações.

As Mães Martirizadas
Epona
Solstício de Inverno também é época de festivais em honra às Deusas Equinas, conhecidas também por "Mães Martirizadas", ou mães do Sol. Esses festivais são também chamados de Giamonia(“A (festividade) do Inverno”).
Essas deusas são conhecidas por "Mães Martirizadas" através de suas lendas que contam momentos difíceis que estas passaram com seus filhos ou em seu período de gestação.
Por exemplo, temos a deusa gaélica Macha (uma deusa tríplice), que em sua "forma" de simples dona de casa foi obrigada a disputar uma corrida de cavalos para salvar a vida de seu esposo. Até aí tudo bem, o problema é que ela estava GRÁVIDA! E mesmo nestas condições ela ganhou a corrida, porém, não resistiu ao grande esforço e acabou parindo seus filhos na lama e morreu.(resumo do resumo rs)
Temos também Rhiannon, deusa galesa, que segundo sua lenda, trocou seu noivo Gwawl, um rei do Outro-Mundo, por Pwyll, um príncipe mortal. Rhiannon casou-se então com Pwyll, engravidou e deu à luz um menino. Porém, após seu nascimento a criança foi raptada. As criadas de Rhiannon com medo de serem acusadas, mataram alguns pássaros e esfregaram o sangue nas mãos e no rosto de Rhiannon para acusá-la de comer seu próprio filho. Após isso, Pwyll estabelece um castigo para Rhiannon: daquele dia em diante, ela seria um cavalo(simbolicamente) e ficaria responsável por carregar os hóspedes do marido nas próprias costas! Porém, para a surpresa do casal, certo dia um deus chamado Teyrnon encontra o bebê em suas propriedades e o devolve para Rhiannon.
Também há a grande deusa dos gauleses, que até mesmo os romanos a cultuaram: Epona. Esta era também protetora dos cavalos e seu próprio nome significa "Cavalo". Os romanos a cultuaram como a deusa triplice, Eponae.Há algumas teorias que dizem que as lendas de Epona deram origem à Macha e à Rhiannon e, portanto, as 3 estão relacionadas.
Bom, apesar de pesquisar pela internet à fora eu não encontrei um mito sobre Epona como os de Rhiannon e Macha. Com certeza há e eu vou continuar pesquisando, para que futuramente, eu venha fazer uma postagem especialmente para ela ♥

Bom, por hoje é isso. Há muito, mas muito mais a se falar sobre o Solstício de Inverno. Há muitos outros deuses e mitos associados com esta época. Daria para escrever até mesmo um livro somente sobre este assunto. Mas, eu encerro por aqui. Não foi um texto tão extenso, mas a ideia foi fazer minha pequena homenagem à essa data tão especial.
Tenham todos um ótimo Solstício. Vamos clamar à Mãe para que ela encontre seu filho, Sol, para nos iluminar e aquecer novamente!

- Fontes de Pesquisa:

Site Ramo de Carvalho

Site Templo de Avalon

Página Slakkos Abonos

Site Celtocrābiion

E o lindo do Google ♥


~~* Jully Basilio *~~